Instalação do NodeJS e npm no Windows (Passo a passo!)


Para instalar o nodejs e o npm no Windows, primeiro você precisa acessar a página de downloads do site oficial para baixar o instalador.

Geralmente tem duas versões a LTS que tem suporte de longo prazo e a Current que é a última versão. Neste momento a versão LTS é a 10.13.0 (com npm 6.4.1) e a última versão é a 11.0.0 (com npm 6.4.1).

Página de download do NodeJS e npm

Escolha a versão de sua preferência e baixe o instalador para o seu sistema operacional, no meu caso é o Windows 64 bits.

Após baixar, exercute o instalador.

A primeira tela do instalador do NodeJs apresenta uma mensagem de boas vindas do instalador informando que será instalado o Node.js no seu computador, basta clicar em Next para continuar.

Instalador NodeJS - Tela de boas vindas

A segunda tela do instalador do NodeJs pede para ler a licença de uso e aceitar os termos. Se você concordar com os termos, marque a caixinha I accept ... e clique em Next para continuar.

Instalador NodeJS - Termos de uso

A tela seguinte oferece a opção de alterar a pasta onde o NodeJS será instalado, escolha o local da instalação e clique em Next para continuar.

Instalador NodeJS - local da instalação

Em seguida o instalador permite personalizar algumas opções da instalação como adicionar ou não o caminho do node e npm na variável PATH, etc. Eu deixo todas as opções marcadas. Clique em Next para continuar.

Instalador NodeJS - Personalização

Na sequência o instalador pergunta se queremos instalar as ferramentas necessárias para compilar módulos nativos. Se você marcar a caixinha para instalar essas ferramentas, o instalador vai iniciar outra janela para instalar essas ferramentas. Eu marquei, escolha se você deseja essa opção e Clique em Next para continuar.

Instalador NodeJS - Módulos Nativos

Pronto! Agora basta clicar em Install para iniciar a instalação. O Windows vai pedir permissão de administrador para instalar o NodeJS.

Instalador NodeJS - Finalização

Terminada a instalação clique em Finish e pronto.

Se você marcou a opção de instalar as ferramentas de compilação, neste momento será executado como a imagem abaixo, um script para instalar o python 2.7, o Visual Studio Build Tools, o Chocolatey e atualizações do Windows que forem necessárias.

Se quiser desistir de instalar estas ferramentas basta fechar a janela, caso contrário basta pressionar ENTER.

Se você optar pela instalação dessas ferramentas, tudo será baixado e instalado automaticamente. Você só precisará dar permissão de administrador para o instalador.

Para verificar se o node e o npm foi instalado corretamente, basta executar node --version e npm --version na linha de comando conforme a imagem abaixo.

Verificação da instalaçãõ do NodeJS e NPM

Se tiver alguma dúvida sobre a instalação do NodeJS e do NPM, fique avontade para postar aí nos comentários.